O Programa Arte Viva, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, é dedicado a estimular a arte, a cultura e a criatividade para todas as idades. As atividades são gratuitas e atendem cerca de 4.000 alunos em 50 instituições da cidade.
O programa conta com doze profissionais que conduzem aulas de capoeira, balé, dança, desenho infantil, corte e costura, pintura, arteterapia e musicalização (flauta, violão, canto, coral e musicalização para crianças atípicas). Como novidade, em breve será oferecido o curso de cabelo e barba, em parceria com o projeto Geraldo Freitas.
Entre as instituições atendidas estão Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil (CEIM), TEAcolher e entidades filantrópicas, como CRAS, APAD, APAE, Casa da Menina, Lar da Criança, União Fraterna, Patronato, Projeto Guri, Projeto Crêser, Centro Comunitário Padre Damião e Vila Vicentina.
Desde o início desta gestão, as coordenadoras do programa realizam acompanhamento semanal das atividades, registrando as aulas e oferecendo suporte às instituições. Para participar nas entidades filantrópicas, é necessário comparecer ao local do programa e conhecer o regulamento vigente.